Como preparar e temperar carnes para defumar

A preparação e tempero de carnes para defumar é muito simples e pode ser realizada de várias formas. Você pode utilizar temperos secos ou salmouras, adicionando os mais variados sabores utilizando especiarias, cheiros e bebidas, como cerveja e vinho. Também poderá produzir defumados agridoces utilizando açúcar mascavo, melado ou mel no tempero. Uma receita simples e sem erro, que produz um resultado incrível é a utilização de sal, pimenta moída e uma mistura de temperos desidratados de salsa, cebola e alho. Tempere os pedaços de carnes como se fosse assá-los e estarão prontos para a defumação.

A defumação caseira tem encontrado cada vez mais adeptos, pois além do sabor único, você pode produzir o tipo de carne desejado, com o tempero de sua preferência. O uso de pouco sal é recomendado para todos, especialmente as pessoas hipertensas. Já a não utilização ou uso reduzido de conservantes, além de outras substâncias potencialmente prejudiciais à saúde é um ganho importante para todos.

Com os defumadores elétricos e automatizados da Produxxi o processo é tão simples e prático que você poderá produzir defumados fresquinhos frequentemente, o que favorece o uso de pouco sal e a não utilização de conservantes. Já o processo tradicional exige disposição para o grande envolvimento antes e durante o processo de defumação, o que muitas vezes dificulta realizar defumações seguidamente, sendo necessário conservar os defumados por maior tempo. Por esse motivo o uso de maior quantidade de sal ou conservantes pode ser necessário no processo tradicional.

Conservação

Os defumados podem ser conservados alguns dias em locais frescos e arejados, preferencialmente em armários telados. Para conservar por um período maior, recomenda-se acondicioná-los na geladeira ou freezer. Assista abaixo uma apresentação do processo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.