Quais as melhores madeiras para defumar carnes, embutidos e outros alimentos?

Muitos tipos de madeira podem ser utilizados no processo de defumação de alimentos. Em geral recomenda-se o uso de madeiras duras, secas, sem cascas e livres de resinas, vernizes e qualquer tratamento, pois esses processos podem ser muito prejudiciais à saúde. Podemos defumar com madeiras oriundas de praticamente todo tipo de árvore frutífera, como laranjeira, bergamoteira, limoeiro, macieira, pessegueiro, jabuticabeira, goiabeira etc. Uma madeira abundante, de muito fácil obtenção e que produz um resultado muito satisfatório é o eucalipto, seja o tipo branco ou vermelho. O eucalipto vermelho é mais duro e produz um sabor diferenciado, porém, somente você poderá dizer qual lhe agrada mais. Outra madeira abundante é o Pinus elliottii, no entanto, não deve ser utilizada, pois possui grande quantidade de resina, o que pode ser prejudicial à saúde e adicionar um sabor desagradável aos defumados.

O tipo de madeira utilizado no processo de defumação, bem como o tempo de exposição à fumaça interferem diretamente na cor, no sabor e na conservação dos alimentos. Recomenda-se não expor os alimentos à fumaça por períodos muito longos, pois poderão perder seu sabor, restando como marca principal o sabor acentuado da fumaça.

Quantidade de madeira necessária

Em um defumador elétrico a quantidade de madeira necessária é mínima. Uma defumação típica será obtida com um pequeno pedaço de madeira medindo 5cm x 5cm x 3cm. Ele será suficiente para toda a defumação. Isso é possível porque a queima da madeira nos defumadores automáticos é controlada, produzindo apenas fumaça ao invés de fumaça e chamas.

A intensidade ideal de defumação depende do paladar de cada pessoa, porém, a exposição demasiada à fumaça poderá comprometer o sabor característico da carne, sobressaindo o seu sabor forte e até amargo, quando em excesso. Além da temperatura e tempo de exposição à fumaça, o tipo de madeira utilizado também será decisivo no resultado final. Experimente e descubra a melhor madeira, temperatura e tempo de defumação para o seu paladar.

Aquecimento elétrico

Nos processos tradicionais, onde a queima da madeira ou serragem produz tanto fumaça quanto calor, você precisa manter o fogo aceso por todo o período, o que pode expor os alimentos à fumaça por um tempo longo demais, conferindo aos alimentos um sabor muito acentuado de fumaça. Com os defumadores elétricos da Produxxi, a queima controlada da madeira serve exclusivamente para gerar fumaça, portanto, você pode colocar um pedaço muito pequeno para conferir sabor menos intenso ou maior para o efeito contrário. Ao queimar toda a madeira, o calor permanecerá uniforme até o final do processo, pois é gerado pela resistência elétrica. Dessa forma, você é que determina o tempo exato de exposição à fumaça, e, portanto, o sabor com maior ou menor intensidade.

Baixíssimo consumo de madeira

A queima controlada da madeira nos defumadores automáticos da Produxxi possibilita realizar toda a defumação com um pequeno pedaço de madeira, podendo ser do tamanho de uma caixa de fósforos, por exemplo. Nos processos tradicionais, a quantidade de madeira necessária é muito maior, o que dificulta a sua obtenção quando se trata de madeiras menos abundantes, como árvores frutíferas ou madeiras mais raras, como o carvalho. Para a defumação com serragem, o desafio é maior ainda, pois dificilmente você encontrará serragem dessas madeiras. Com os defumadores da Produxxi, que utilizam um processo inovador de queima e controle de temperatura, com um pequeno galho de uma árvore você poderá realizar diversas defumações.

Agora que você já sabe quais as melhores madeiras a serem utilizadas para defumar e que não deve expor os alimentos a fumaça por períodos demasiadamente longos, você compreenderá facilmente porque com os defumadores elétricos e automáticos da Produxxi você poderá produzir defumados muito mais saborosos e de forma muito mais prática e limpa.

Gostou da dica e gostaria de ter mais informações? Se inscreva no canal da Produxxi no Youtube e não deixe de dar like e deixar seu comentário nos vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCxMN7NXi1z8P2heMZwvOOQw. Ou acesse nosso site: https://produxxi.com.br/blog/

31 comentários em “Quais as melhores madeiras para defumar carnes, embutidos e outros alimentos?”

  1. Olá. Gosto muito de seus vídeos. Eles são bem didáticos, objetivos e cheios de humor. Parabéns!!! Gostaria de saber sobre o consumo de luz e até quantos quilos de carne dá para defumar numa mesma fornada.
    Abraço.

    1. Olá, Sylvio! Tudo bem? O consumo de energia varia conforme a temperatura. Quanto maior o calor, maior o consumo. A capacidade máxima recomendada é de 8 Kg de carne. Obrigado pelos elogios! Abração

    1. Boa tarde, Carlos! Tudo bem? Nunca testamos a madeira de acerola, mas já utilizamos de outras árvores frutíferas e o resultado foi muito bom. Recomendamos defumar uma quantidade menor como teste.

    1. Olá, Antonio.

      Tudo bem? Espero que sim.

      Ainda não tivemos a oportunidade de utilizar a Arueira na defumação, mas em uma pesquisa rápida no Google verifiquei que aparentemente ela pode sim ser usada no processo.
      Abraço e boas defumações.

    1. Olá, Elvys! Nunca usamos o angelim vermelho para defumar, teríamos que testar para saber se é adequado. Em geral as árvores frutíferas são melhores pra defumação, mas qualquer madeira dura e livre de resina e produtos químicos pode ser utilizada. Um abraço.

    1. Olá, amigo! Ainda não defumamos com oliveiras, mas em geral madeiras duras, livres de resina e produtos químicos podem ser utilizadas. Se testar, nos avise como ficou! Um abraço.

    1. Olá, Raimundo! Tudo bem? Estamos trabalhando nesse desenvolvimento. Poderia nos informar a quantidade de alimentos que você pretende defumar de cada vez, bem como a temperatura. Ficamos no aguardo e à disposição.

    1. Olá, Joselito! Nunca utilizamos, mas em geral madeiras duras, livres de resina e produtos químicos podem ser utilizadas. Se testar, se possível nos avise como ficou! Um abraço.

    1. Olá, Nilson! Nunca utilizamos madeira de branquinho, damos sempre preferência para madeiras de árvores frutíferas, como laranjeira, macieira, pessegueiro, jabuticabeira, goiabeira. Um abraço.

    1. Olá, Arlindo! Nunca utilizamos casca de coco verde, damos sempre preferência para madeiras de árvores frutíferas, como laranjeira, macieira, pessegueiro, jabuticabeira, goiabeira. Um abraço.

    1. Olá, Marcelo! Nunca utilizamos casca de coco, damos sempre preferência para madeiras de árvores frutíferas, como laranjeira, macieira, pessegueiro, jabuticabeira, goiabeira. Um abraço.

    1. Olá, Robson! Tudo bem? Em geral as árvores frutíferas são boas para a defumação, como cerejeira, jabuticabeira, macieira, pessegueiro, laranjeira e goiabeira, mas qualquer madeira dura e livre de resina e produtos químicos pode ser utilizada para defumar alimentos. Nós nunca testamos com cajueiro, não tem na nossa região, mas caso você resolva testar, nos diga como ficou o sabor. Um abraço.

  2. Pingback:Qual A Melhor Madeira Para Defumar Carne De Porco? - [Prato]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.