COMO FAZER COSTELA SUINA DEFUMADA

Com a costelinha suína defumada você poderá preparar pratos simples e deliciosos, como a feijoada e a lentilha. Você poderá também transformar o sabor do tradicional feijão simplesmente adicionando um pequeno pedaço de costela defumada. A costela suína é facilmente encontrada no mercado, porém, a industrialização necessária para a conservação por longos períodos demanda a adição de inúmeros conservantes e grande quantidade de sódio, o que nem sempre é muito desejado. Veja como é fácil preparar uma deliciosa e saudável costelinha suína defumada em sua casa.

Assista o processo de defumação das costelas (que estão na imagem acima) no link:  https://www.youtube.com/watch?v=3J2B6QSvXIQ

Gostou do vídeo? Então inscreva-se no nosso canal do Youtube e acompanhe todos os nossos vídeos de defumação.

Como temperar a costela suína?

Uma receita bem simples de tempero para a costelinha de porco é usar apenas sal e pimenta a gosto, mas você poderá acrescentar alho picado ou utilizar um tempero desidratado composto por salsa, cebola e alho. Você poderá também fazer uso de salmouras ou marinadas e acrescentar temperos e condimentos diversos para conferir um toque diferenciado.

Temperatura de defumação

Se o uso posterior será o preparo de pratos cozidos, como feijão, feijoada ou lentilha, a costelinha de porco não precisa ser totalmente assada, pois a temperatura de segurança será atingida no processo de cozimento. Nesse caso, você poderá utilizar temperaturas entre 75°C e 85°C durante 5 horas, utilizando um pedaço pequeno de árvore frutífera, caso utilize um defumador elétrico. A temperatura que será atingida internamente dependerá basicamente da espessura da costela. Depois de defumadas, conserve-as no congelador, caso não as consuma imediatamente.

Se desejar consumir as costelinhas sem passar por qualquer processo de cozimento posterior, aumente o tempo para 6 horas ou mais. Você também poderá utilizar um termômetro culinário para monitorar a temperatura interna da carne.

OBS.: você não deve abrir o defumador a todo instante para medir a temperatura interna dos alimentos. O ideal é que você utilize um termômetro com cabo, de forma que você possa monitorar a temperatura sem abrir o equipamento. Esses termômetros são muito práticos e alguns modelos permitem que você programe para que soe um alarme quando a temperatura do alimento for atingida.

Tipos de defumadores que podem ser usados

Com alguns cuidados você poderá defumar a costela suína em todos os tipos de defumadores existentes, sejam eles à base de lenha, carvão, serragem ou os práticos defumadores elétricos e automatizados. Independentemente do tipo de defumador, é imprescindível que você mantenha a temperatura nos níveis adequados e não ultrapasse o ponto de exposição à fumaça. todavia, um defumador automático lhe proporcionará um resultado com qualidade muito superior, uniformidade, praticidade e facilidade para realizar o processo.

Defumadores elétricos e automáticos da Produxxi

Os defumadores elétricos e automatizados da Produxxi permitem que você produza alimentos uniformemente defumados e padronizados. O seu exclusivo e patenteado sistema de defumação possibilita um controle exato da temperatura e da quantidade de fumaça gerada no seu interior. Você jamais se preocupará com o controle da temperatura ou com o tempo de exposição à fumaça, pois esses parâmetros serão automaticamente monitorados pelo controlador digital, que possui capacidade para 40 programas de defumação. Em resumo: basta você colocar os alimentos, um pequeno pedaço de madeira, selecionar o programa desejado e aguardar o tempo necessário para finalizar o processo.

Quer saber um pouco mais sobre as melhores madeiras para defumação? Acesse o link: https://produxxi.com.br/blog/2019/07/03/quais-as-melhores-madeiras-para-defumar-carnes-embutidos-e-outros-alimentos/

Saiba mais sobre os defumadores automáticos e como defumar outros alimentos em http://www.produxxi.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.