Como fazer coxa e sobrecoxa de frango defumada

Com coxas e sobrecoxas defumadas você poderá preparar uma diversidade de petiscos e pratos deliciosos, como sanduíches, galinhadas, sopas e saladas gourmet. A defumação agrega valor por adicionar aroma e sabor sofisticados e inigualáveis aos mais diversos pratos. Além do tempero tradicional das peças para pratos salgados e diversos tipos de saladas, como salpicão e composição com folhas verdes, você poderá preparar um tempero agridoce, utilizando mel, açúcar mascavo ou melado. Veja como é fácil defumar peças de frango deliciosas e saudáveis em sua casa. Surpreenda seus familiares e convidados com receitas exclusivas.

Assista o processo de defumação das coxas e sobrecoxas da imagem acima no link: https://www.youtube.com/watch?v=It34RZRM0zg&t=1s

Gostou do vídeo? Então inscreva-se no nosso canal do Youtube e acompanhe todos os nossos vídeos de defumação.

Tempero

Você poderá temperar as coxas e sobrecoxas de várias formas, usando apenas sal e condimentos secos (tempero utilizado no vídeo), até salmouras mais elaboradas ou temperos agridoces. Abaixo você encontra uma receita bastante prática e saborosa:

– 2 coxas e sobrecoxas

– Sal a gosto

– 2 dentes de alho picados

– 2 folhas de sálvia picadas ou alecrim a gosto

– Tempero verde a gosto

Modo de preparo

Tempere as coxas e sobrecoxas com sal, reserve as peças em um recipiente e adicione todos os temperos picados. Massageie bem as peças, coloque-as em um saco plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 6 horas, virando o saco periodicamente. Leve as peças ao defumador utilizando os parâmetros indicados.

Tempo de defumação

O tempo de defumação ideal dependerá do tamanho das peças, do ponto de cozimento desejado e do processo utilizado posteriormente. Se você for preparar um prato que utilize cozimento após a defumação, é possível que o processo seja realizado em 1 ou 2 horas. Se a intenção é consumir a carne somente com a defumação, o tempo necessariamente será maior. Como sugestão de ponto de partida para avaliar qual o melhor grau de defumação e desidratação para o seu paladar, defume as peças a 90°C durante 6 horas.

Tipos de defumadores que podem ser usados

Com alguns cuidados você poderá defumar coxas e sobrecoxas em todos os tipos de defumadores existentes, sejam eles à base de lenha, carvão, serragem ou os práticos defumadores elétricos e automatizados. Independentemente do tipo de defumador, é imprescindível que você mantenha a temperatura nos níveis adequados e não ultrapasse o ponto de exposição à fumaça. todavia, um defumador automático lhe proporcionará um resultado com qualidade muito superior, uniformidade, praticidade e facilidade para realizar o processo.

Defumadores elétricos e automáticos da Produxxi

Os defumadores elétricos e automatizados da Produxxi permitem que você produza alimentos uniformemente defumados e padronizados. O seu exclusivo e patenteado sistema de defumação possibilita um controle exato da temperatura e da quantidade de fumaça gerada no seu interior. Você jamais se preocupará com o controle da temperatura ou com o tempo de exposição à fumaça, pois esses parâmetros serão automaticamente monitorados pelo controlador digital, que possui capacidade para 40 programas de defumação. Em resumo: basta você colocar os alimentos, um pequeno pedaço de madeira, selecionar o programa desejado e aguardar o tempo necessário para finalizar o processo.

Quer conhecer um pouco melhor sobre as madeiras utilizadas para defumação, acesse o link: https://produxxi.com.br/blog/2019/07/03/quais-as-melhores-madeiras-para-defumar-carnes-embutidos-e-outros-alimentos/

Saiba mais sobre os defumadores automáticos e como defumar outros alimentos em https://produxxi.com.br/blog/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.