Como defumar tomates e cebolas

Com o equipamento adequado, a defumação de tomates e cebolas é muito fácil. Com eles você poderá preparar molhos e pratos diferenciados, simples ou sofisticados, mas todos com um sabor distinto. A defumação pode ser feita de várias formas, e a que descreveremos foi realizada em um defumador automatizado, que mantém a temperatura constante e pelo tempo exato, conforme a programação. A defumação de frutas e legumes exige alguns cuidados para que a essência seja mantida, de forma que o gosto da fumaça não sobressaia, preservando  o aroma e sabor dos alimentos.

Quais madeiras utilizar

Muitos tipos de madeira podem ser utilizados no processo de defumação de queijos e outros alimentos. Em geral recomenda-se o uso de madeiras duras, secas, sem cascas e  livres de resinas, vernizes e  qualquer tratamento, pois esses processos podem ser muito prejudiciais à saúde. Podemos defumar com madeiras oriundas de praticamente todo tipo de árvore frutífera, como laranjeira, bergamoteira, limoeiro, macieira, pessegueiro, jabuticabeira, goiabeira, etc. Uma madeira abundante, de muito fácil obtenção e que produz um resultado muito satisfatório é o eucalipto, seja o tipo branco ou vermelho. O eucalipto vermelho é mais duro e produz um sabor diferenciado, porém, somente você poderá dizer qual lhe agrada mais. Outra madeira abundante é o Pinus Elliottii, no entanto, não deve ser utilizada, pois possui grande quantidade de resina, o que pode ser prejudicial à saúde e adicionar um sabor desagradável aos defumados.

Por quanto tempo devemos defumar tomates e cebolas?

O tempo de exposição ideal dependerá basicamente do paladar de cada pessoa, porém, tempos demasiados poderão comprometer o sabor característico desses alimentos, sobressaindo o sabor forte e até amargo da fumaça, quando em excesso. Uma boa defumação de tomates e cebolas inteiras será obtida com temperatura de 75°C, por um período de 90 minutos. Além da temperatura e tempo de exposição à fumaça, o tipo de madeira utilizado também será decisivo no resultado final. Experimente e descubra a melhor madeira, temperatura e tempo de defumação para o seu paladar.

Tipos de defumadores

 Com alguns cuidados você poderá defumar tomates e cebolas com todos os tipos de defumadores existentes, sejam eles à base de lenha, carvão, serragem ou os práticos defumadores elétricos e automatizados. Independentemente do tipo de defumador, é imprescindível que você mantenha a temperatura nos níveis adequados e não ultrapasse o ponto de exposição à fumaça.

Defumadores elétricos e automáticos da Produxxi

Os inovadores defumadores elétricos e automatizados da Produxxi permitem que você produza alimentos uniformemente defumados e padronizados. O seu exclusivo e patenteado sistema de defumação possibilita um controle exato da temperatura e da quantidade de fumaça gerada no seu interior. Você jamais se preocupará com o controle da temperatura ou com o tempo de exposição à fumaça, pois esses parâmetros serão automaticamente monitorados pelo controlador digital, que possui capacidade para 40 programas de defumação. Em resumo: basta você colocar os tomates e cebolas, o pequeno pedaço de madeira, selecionar o programa desejado e aguardar o tempo necessário para finalizar o processo.

Saiba mais sobre os defumadores automáticos e como defumar outros alimentos em www.produxxi.com.br

2 comentários em “Como defumar tomates e cebolas”

  1. Olá! Não defumei ainda tomates e cebolas, mas se o resultado é igual às carnes defumadas que já fiz, vai ficar sensacional.
    Parabéns pela invenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.